Transforming Knowledge into Change

Orientações da Catholic Relief Services (CRS) para desenvolver matrizes lógicas e estruturas de resultados

Visão geral


Este documento sintetiza as orientações da Catholic Relief Services (CRS) para desenvolver matrizes lógicas e estruturas de resultados.

• Uma matriz lógica “é uma maneira de apresentar e compartilhar, de forma sistemática e visual, o entendimento que você tem das relações entre os recursos de que você dispõe para operar seu programa, as atividades previstas e as mudanças ou os resultados que pretende alcançar.” O Proframe da CRS e o Logframe do Department for International Development (DFID) britânico são exemplos de matrizes lógicas.


• Uma estrutura de resultados é algo semelhante, porém mais voltado para a articulação entre os resultados. A matriz de resultados da USAID é um exemplo de estrutura de resultados.

Ambas são instrumentos de planejamento, de gestão e de comunicação. A escolha do tipo de instrumento depende das exigências dos doadores. São desenvolvidas durante a fase de concepção (design fase) do projeto e são objeto de tantas revisões quanto for necessário durante a fase de implementação. Podem também servir para orientar a elaboração de planos e programas de implementação detalhados ou, ainda, orçamentos de projetos.

 

Bibliographic Details
Author Carlisle J. Levine
Publisher Catholic Relief Services
Publication Date January 31, 2007
Publication City Baltimore, MD
Publication Work
Resource Type
Resource Focus
Audience
Region
Keywords
Submitted to Point K September 13, 2011 - 3:35pm


Get Adobe Reader
Login to review this resource